o financiamento home equity, o valor do imóvel é determinado através de uma avaliação imobiliária realizada por um profissional ou empresa especializada, geralmente indicada pelo banco ou instituição financeira. Esse processo envolve diversos critérios, como:
Após a avaliação, a instituição financeira normalmente oferece até 50% a 60% do valor de mercado do imóvel como crédito no financiamento.
Sim, temos bancos que quitam seu débito e subtraem no valor disponível. Disponibilizando apenas a diferença entre o valor solicitado e o valor pago no débito.
Sim, o crédito é de livre utilização, permitindo investir em negócios, reformas ou outras necessidades.
Além dos juros, podem haver custos de avaliação, registro de imóvel, e seguros obrigatórios.
Sim, o imóvel continua sob sua posse e você pode morar ou utilizá-lo normalmente, desde que mantenha os pagamentos em dia.
Sim, a maioria das instituições estabelece um valor mínimo para empréstimos com garantia de imóvel, que pode variar de R$50 mil a R$100 mil, por exemplo. Depende da politica do banco.
Sim, se o financiamento não for pago, o imóvel dado como garantia pode ser leiloado para quitar a dívida.
Além dos juros, podem existir custos com avaliação do imóvel, registro de garantia, seguros obrigatórios e taxas administrativas.
Imóveis urbanos, como casas, apartamentos e terrenos, podem ser aceitos como garantia.
Geralmente, você pode obter até 50% a 60% do valor do imóvel, dependendo da avaliação.
A avaliação é feita por um perito ou empresa especializada indicada pela instituição financeira, que analisará fatores como localização, estado de conservação e o mercado local.
O processo pode levar algumas semanas, dependendo da agilidade na avaliação do imóvel e da análise documental, mas algumas instituições financeiras prometem prazos mais rápidos.
Sim, se você já tem um financiamento ou empréstimo home equity, em alguns casos é possível refinanciar o imóvel para obter mais crédito.